Conhecer o comportamento do cliente e acompanhar as suas necessidades é importante em todos os setores e isso não é diferente no setor imobiliário.
Nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de Covid-19, vimos um consumidor cada vez mais preocupado com sua qualidade de vida, saúde e bem-estar, o que refletiu em uma nova perspectiva sobre o lar.
Com essas novas demandas surge uma nova tendência: a sustentabilidade no mercado imobiliário.
Uma pesquisa sobre as tendências e preferências dos consumidores frente ao mercado imobiliário, da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) com a Brain Inteligência Estratégica, apontou que 57% dos entrevistados procuram imóveis com espaços arejados e integrados com a natureza.
Dos respondentes, 56% relataram, ainda, que estariam dispostos a pagar mais por um imóvel com tecnologia verde.
Mas como você, incorporador, pode aproveitar essa oportunidade?
Para te ajudar, a OGFI preparou este artigo com 5 motivos para investir em sustentabilidade no mercado imobiliário.
Mas antes, vamos entender porque o assunto “sustentabilidade” vem sendo tão falado e quais as principais tendências acerca dele. Continue a leitura!
Por que a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço em todos os setores da economia?
O meio ambiente vem sendo cada vez mais uma preocupação, uma vez que os recursos naturais estão mais escassos em decorrência de ações humanas.
A emissão de carbono, o uso indevido de água e de energia, o acúmulo de resíduos sólidos e o descarte incorreto de materiais são alguns dos exemplos de problemas ambientais enfrentados atualmente.
Esse cenário faz com que a preocupação com a sustentabilidade se torne uma prioridade, a qual todos os setores da economia precisam se atentar.
Mas, afinal, o que é sustentabilidade?
O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável” que, de acordo com o WWF Brasil, é “o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”
Esse contexto faz com que o mercado imobiliário procure estabelecer uma melhor gestão dos recursos naturais e encontre novas oportunidades de investimentos para atrair consumidores e ganhar mais destaque no mercado.
Sustentabilidade no mercado imobiliário: quais são as principais tendências?
Para atender às novas necessidades dos consumidores que se preocupam com o tema, o mercado imobiliário passou a aderir algumas iniciativas.
Entre as principais tendências de sustentabilidade no mercado imobiliário, podemos citar:
Uso inteligente dos recursos
Utilização de técnicas na construção civil para reduzir desperdícios, reutilizar peças, destinar adequadamente os resíduos sólidos e fazer acabamento com materiais ecologicamente corretos são algumas das opções que adotam a tendência de utilizar os recursos de maneira inteligente, uma vez que estão cada vez mais escassos.
Iluminação eficiente e ventilação natural
São formas de contribuir significativamente para a redução do consumo de energia. Isso pode ser feito através de ventilação cruzada, iluminação zenital, torres de vento, energia solar, entre outras técnicas.
Reaproveitamento de água
Instalação de sistemas próprios para captação e armazenamento de água proveniente da chuva, que pode ser utilizada em limpezas de áreas comuns, descargas de banheiros etc.
Selo verde
O selo verde na construção civil é uma das maiores tendências. Esse selo vem ganhando grande importância, pois destaca a responsabilidade ambiental de uma empresa.
Para conquistá-lo é preciso seguir alguns critérios como garantir o menor impacto possível ao meio ambiente, menor emissão de gases, uso racional e reuso dos recursos naturais, entre outros.
Diante dessas tendências, podemos perceber que empreendimentos que não se adaptarem a essas mudanças estarão perdendo grandes oportunidades.
Se a sua empresa ainda não leva em consideração esses fatores, saiba que o melhor momento para começar é agora.
A seguir, você vai conhecer 5 motivos para investir em sustentabilidade no mercado imobiliário.
5 motivos para sua incorporadora investir em sustentabilidade no mercado imobiliário:
1. Mais acesso a créditos
Muitas instituições financeiras oferecem créditos para projetos sustentáveis.
Essas linhas de crédito estão disponíveis para projetos de eficiência energética, manejo e destinação de resíduos sólidos, por exemplo.
2. Melhor custo-benefício
Empreendimentos sustentáveis podem oferecer um melhor custo-benefício, uma vez que são mais eficientes.
Além de promover o uso de energia renovável, garantir uma boa qualidade do ar, contribuir para a redução do consumo de água etc., as construções sustentáveis consomem 30% menos energia e emitem 35% menos gases de efeito estufa, de acordo com o GBC Brasil.
3. Proteção ao meio ambiente
A construção civil é importante para o desenvolvimento da nossa economia, porém, suas atividades geram diversos impactos ambientais.
Adotando medidas sustentáveis é possível mudar essa realidade e garantir a proteção do meio ambiente. Essa mudança já está acontecendo através de regulamentações, normas e leis, por exemplo.
4. Retorno econômico
Empresas que investem em ações sustentáveis garantem uma boa rentabilidade, já que esses empreendimentos agradam os consumidores e são vendidos mais facilmente.
5. Consumidores cada vez mais preocupados
Com essas estratégias, a possibilidade de atrair consumidores preocupados com o meio ambiente, é bem maior.
Além disso, é possível garantir a esses clientes maior qualidade de vida através de ambientes com luz natural, ar puro, acesso a vistas externas, entre outros fatores muito valorizados por eles.
Se você chegou até aqui e agora sabe da importância da sustentabilidade no mercado imobiliário e sente a necessidade de investir nisso em seu negócio, conte com a OGFI e administre seus empreendimentos com total eficiência.
Nosso objetivo é lhe apoiar na obtenção do maior retorno financeiro do seu projeto imobiliário.
Através de nossas soluções você integra a tecnologia, a governança e os serviços que precisa.
Fale com os nossos especialistas e solicite uma demonstração.