Oportunidade no mercado de imóveis: idosos serão mais de 30% da população brasileira até 2060

O aumento da população idosa em nosso país merece a atenção do mercado de imóveis. Isso porque é uma das que mais crescem, aqui e no mundo. 

Para se ter uma ideia, a expectativa de vida dos brasileiros chegou a 76 anos no período pré-pandemia, sendo esse o maior registro da história do nosso país. Além disso, os idosos já somam mais de 15% da população.

Esse aumento se dá, principalmente, por melhores condições de vida, sistema de saúde, medicamentos mais avançados, melhoria dos indicadores sociais, entre outros fatores.

Neste contexto, surge no mercado de imóveis uma nova oportunidade: empreendimentos voltados para idosos. 

Esse mercado vem mostrando um alto potencial por alguns motivos. Quer descobrir quais são? Então, continue a leitura e confira por que investir em imóveis para idosos pode ser vantajoso para o seu negócio.

Alguns dados relevantes sobre o envelhecimento da população brasileira

  • O IBGE estima que a fatia de pessoas com 60 anos ou mais no país saltará de 15,13% este ano (2022) para 32,18% em 2060 (O Globo);
  • Entre 2012 e 2021, o número de pessoas abaixo de 30 anos de idade no país caiu 5,4%, enquanto houve aumento em todos os grupos acima dessa faixa etária no período (Agência IBGE);
  • A expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos em 2020. (Agência Brasil);
  • América Latina é a região que envelhece mais rápido e a “economia prateada” no subcontinente movimenta trilhões (Vogue).

Oportunidade no mercado de imóveis: por que investir em imóveis para idosos?

Além de ser um mercado de alta demanda, como os números mostram, grande parte do público de idosos possui alto poder aquisitivo. Dados expõem que os brasileiros com mais de 55 anos movimentam quase 20% do Produto Interno Bruto (PIB).

Um ponto que precisamos levar em consideração é que há várias formas de envelhecer, por exemplo, existem idosos que precisam de uma infraestrutura adaptada devido a mobilidade reduzida e idosos ativos que prezam por ambientes de socialização. Ou seja, são pessoas com características e necessidades específicas. 

O que a maior parte dessa população têm em comum, é que preza por boa qualidade de vida, conforto e segurança. 

Portanto, para atender esse público, é preciso considerar que os projetos vão precisar sofrer algumas adaptações. Vamos conferir algumas delas no tópico a seguir.

Diferenciais de empreendimentos para idosos:

Imóveis e áreas comuns adaptados 

Para garantir a acessibilidade e inclusão deste público, o empreendimento deve contar com rampas, corrimões, portas mais largas, pisos não escorregadios e sem elevações, banheiros com barras de apoio, entre outras alternativas

Há, inclusive, uma Lei Federal que prevê uma série de regulações que garante a inclusão dos idosos no mercado de imóveis.

Nela constam regras claras sobre acessibilidade para as estruturas de áreas externas e internas, comuns e privativas, de edifícios comerciais e residenciais. Ela foi originalmente pensada para pessoas com deficiência, mas também contempla a camada idosa da população.

Sistemas de segurança e monitoramento

Também é de extrema importância que os empreendimentos do mercado de imóveis para idosos contem com todos os equipamentos necessários para garantir a proteção deste público. Alarmes, câmeras de segurança e portaria 24h são alguns dos itens que podem fazer parte desse projeto.

Além disso, botões de pânico surgem como diferencial, já que esse público está mais propenso a problemas de saúde e quedas.

Áreas de convivência

Muitos idosos optam por morar sozinhos e a solidão pode acabar virando um problema de saúde mental.

Neste sentido, garantir um espaço para interação entre eles durante o tempo livre é um outro diferencial que o seu empreendimento pode oferecer. Piscinas adaptadas, salão de jogos, áreas com espaço para socialização, são algumas das opções possíveis.

Áreas de cuidado

Também é possível oferecer em um empreendimento áreas de cuidado para idosos, como enfermarias (para medição de pressão arterial, temperatura, saturação de oxigênio e glicose, por exemplo), espaços para terapia ocupacional, fisioterapia etc.

Ficou interessado neste conteúdo?

Agora que você entende um pouco mais sobre essa oportunidade no mercado de imóveis, acredita que está preparado para atender a população que mais cresce no Brasil?

Não se preocupe, a OGFI pode te ajudar. 

Incorporadores

Seja você um incorporador em fase inicial, em transformação ou com necessidades pontuais, a OGFI Governance conta com soluções que podem te ajudar a garantir mais flexibilidade e tempo para focar no que você realmente precisa: o crescimento sustentável e responsável da sua empresa. 

Trabalhamos com tecnologia de ponta e com uma equipe de especialistas no mercado de imóveis nas áreas de finanças, tributos, contabilidade, planejamento financeiro, engenharia, processos e governança financeira para garantir uma gestão eficiente e integrada ao longo de toda a cadeia financeira, operacional e técnica do seu empreendimento.

Bancos e gestores de recursos

Bancos de crédito e gestores de recursos também podem se beneficiar com essa parceria. 

Nossos produtos, elaborados com base na realidade do mercado de crédito, proporcionam aos Bancos o acompanhamento total do caixa e das vendas dos empreendimentos financiados, fornecendo uma visão dos fatos baseada em documentos e evidências.

Além disso, monitoramos a parte fiscal, contábil e a situação das garantias, calculando indicadores da operação de crédito dos projetos.

Já para os Gestores de Recursos, oferecemos total controle de caixa dos investimentos, além de disponibilizar informações financeiras contábeis e fiscais atualizadas e na palma da mão.

Quer entender melhor como funciona o nosso trabalho? Entre em contato conosco e agende hoje mesmo uma demonstração gratuita!

Fale com um especialista!






    Fale com um especialista!