Mercado de imóveis: edifícios compactos são aposta rentável para 2023

O grande volume de pessoas, principalmente nas grandes metrópoles, e a pouca oferta de terrenos disponíveis, fazem com que surja uma nova tendência no mercado de imóveis: os edifícios compactos. 

Esses imóveis, que possuem até 45 metros quadrados, além de possibilitarem o máximo proveito de um terreno e serem mais rentáveis para incorporadores e investidores, também levam em consideração a qualidade de vida dos moradores, pensando na otimização do espaço e na praticidade, sem falar na redução dos custos.

De acordo com dados do Secovi-SP (Sindicato Patronal de Habitação de São Paulo), dos 50 mil apartamentos lançados na capital paulista entre os meses de janeiro e setembro de 2021, 37,5 mil (aproximadamente 75%), possuíam no máximo 45 metros quadrados.

E o seu negócio, está pronto para aderir a essa tendência?

Fique com a gente e entenda mais sobre esse modelo de construção e suas vantagens, além de outras tendências para o mercado de imóveis previstas para esse ano de 2023. 

Boa leitura!

O mercado de imóveis vai continuar crescendo em 2023?

O ano de 2021 foi marcado pela alta da Taxa Selic, que impactou no aumento do preço para a construção de novos empreendimentos imobiliários e, consequentemente, na elevação do preço de venda para o consumidor final.

Caso queira entender melhor qual o impacto da Taxa Selic no mercado imobiliário, clique aqui e confira um artigo completo sobre o assunto. 

De acordo com projeção do Banco Central, a previsão é passar por novas altas e atingir, até o final deste ano de 2023, a média de 11,5%.

Apesar de essa taxa impactar no mercado imobiliário, as negociações de compra e venda ainda continuam crescendo, mantendo o cenário favorável. 

Uma notícia publicada no portal UOL Economia, trouxe que “o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deve crescer 2,4% em 2023, de acordo com projeção do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon-SP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV)”.

Apesar da desaceleração das vendas em relação a 2022, Ana Maria Castelo (coordenadora de estudos da construção da FGV), avaliou na reportagem que o setor tende a seguir saudável neste ano de 2023. “O dado não é negativo. Obviamente se reduz o ritmo, mas ainda estamos falando em crescimento. E ainda é forte.”

Sendo assim, podemos concluir que o mercado de imóveis continuará em alta.

Por que edifícios compactos são uma aposta rentável?

Os edifícios compactos são uma aposta rentável que despertam o interesse não só de investidores, mas também de moradores. Isso porque: 

  • São mais fáceis de alugar. De acordo com o Secovi-SP, imóveis de um ou dois quartos costumam ser alugados entre 15 e 22 dias;
  • Seus projetos são totalmente planejados, evitando desperdícios;
  • Ajudam a reduzir as despesas fixas com moradia;
  • Tendem a valorizar mais com o passar do tempo; 
  • Alta demanda;
  • Atendem à mudança de perfil da população, uma vez que o número de pessoas que vivem sozinhas aumenta cada vez mais.

Além deles, quais são as principais tendências do mercado de imóveis para este ano? 

Confira 4 tendências do mercado de imóveis para 2023 além dos edifícios compactos:

Plantas flexíveis

As plantas flexíveis, basicamente, são projetos de construções que podem ser personalizadas de acordo com diferentes necessidades. Assim, os projetos que resultam desse tipo de planta se alinham melhor às expectativas e preferências do consumidor.

Edifícios sustentáveis

Os edifícios sustentáveis são vistos como um grande diferencial por quem busca um imóvel, uma vez que os benefícios ao adquirir este tipo de imóvel incluem economia e a utilização inteligente dos recursos do dia a dia.

Tokenização de ativos

A tokenização de ativos, de forma simples, consiste em transformar ativos tangíveis ou intangíveis em ativos digitais (os tokens), facilitando assim os processos de transferência, compra, venda e armazenamento.

Portaria inteligente

A portaria inteligente possibilita o controle de acesso de pessoas de forma remota, sejam elas moradores, funcionários ou visitantes.

Como a OGFI pode ajudar incorporadores a atrair o capital para seus empreendimentos?

Sabemos que durante a estruturação de um empreendimento é comum se deparar com a falta de capital para dar andamento em algumas operações. Mas a OGFI está aqui para te apoiar e facilitar que seu empreendimento saia do papel. 

Temos serviços que podem ser utilizados em todas as fases do seu empreendimento imobiliário. Temos o Capital Digital, um produto para entender a melhor opção de capital para o seu empreendimento. Além disso, temos os serviços de estruturação de projetos, estudo de viabilidade, avaliação preliminar do custo de obra e concorrência para a contratação da construtora. 

Durante toda a vida da SPE temos os serviços financeiros da Controladoria Digital, que vão desde o contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa atualizado, contabilidade e uma produção de relatórios gerenciais e indicadores de desempenho, tudo através do Portal OGFI, uma plataforma exclusiva que irá facilitar o gerenciamento do seu empreendimento, sem implantações, ou consultorias. Mas se precisar de mais apoio e quiser contratar algum produto da gama de consultoria, também estamos dispostos a contribuir com o know how da OGFI.

Com mais de 12 anos de atuação no mercado de imóveis, já ajudamos mais de 900 projetos imobiliários, queremos que o seu seja o próximo. Entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos fazer pelo seu empreendimento! 

Fale com um especialista!






    Fale com um especialista!