Loteadora: pilar da construção civil em São Paulo

Uma loteadora é um dos principais pilares da construção civil, já que é onde se inicia todo o processo para um empreendimento imobiliário de sucesso.

Sem a loteadora para dar o pontapé inicial nos negócios, nossas cidades não teriam as configurações que possuem hoje.

Por isso, hoje vamos trazer um pouco da história de dois loteamentos de sucesso na cidade de São Paulo, que deram a toda uma região suas configurações atuais.

Para isso, vamos começar nos aprofundando um pouco nas atribuições da loteadora que, como falamos, é onde todo o processo começa.

E o processo de um loteamento é complexo, afinal é preciso lidar com questões como escolha do terreno adequado, negociação com o proprietário, alocar recursos para viabilizar o empreendimento, obter crédito para financiamento, conseguir a aprovação do projeto, entre outras.

Vamos entender melhor como uma loteadora atua? Prossiga com a leitura!

O que é uma loteadora, como ela funciona e quais são os serviços prestados?

Para responder às perguntas acima, primeiro, vamos abordar rapidamente os outros dois pilares da construção civil: a incorporadora e a construtora.

Resumidamente, a incorporadora desenvolve e consegue a aprovação dos projetos, analisa a viabilidade da obra e as possibilidades de venda, valor e promoção dos imóveis, entre outros aspectos.

Já a construtora é responsável por toda a execução das obras. E sabemos também que, em muitos casos, o papel do incorporador e do construtor são executados por uma só empresa.

Por sua vez, a loteadora realiza o trabalho antes que todos esses processos aconteçam.

Tudo se inicia com a investigação do terreno. O loteador assume o papel de fazer a busca dos locais e avaliá-los.

Essa avaliação precisa ser cuidadosa e realizada com o apoio de profissionais especialistas habilitados para avaliar todos os aspectos pertinentes.

Entre eles podemos citar engenheiro civil e ambiental, arquiteto e urbanista, advogado, biólogo, eletricista e até mesmo geólogos.

Após realizados todos os levantamentos, inicia-se a negociação para aquisição do lote e todos os trâmites para deixá-lo pronto, como divisão dos terrenos, asfalto, iluminação pública, redes de água e esgoto.

Loteamentos de sucesso em São Paulo

A cidade de São Paulo é a maior da América Latina e suas configurações atuais começaram a ser construídas há muitos anos.

Abaixo, vamos falar um pouco da história de dois bairros tradicionais da capital que são o que são hoje devido ao processo de loteamento.

Confira!

  1. Jardim América

O Jardim América é considerado o primeiro “bairro-jardim” projetado da capital paulistana.

Bairro-jardim é um modelo baseado no aproveitamento das vantagens do campo e na supressão das desvantagens de uma grande cidade.

Ou seja, ele pode ser considerado um meio termo entre o rural e o urbano, visando trazer mais qualidade de vida aos moradores e frequentadores.

O Jardim América  foi encomendado pela Companhia City (City of São Paulo Improvements and Freehold Company Limited) e foi projetado por profissionais ingleses.

O projeto, desde o seu início, foi pensado para ser um bairro de alto padrão. Assim sendo, o Jardim América foi loteado para pessoas de alto poder aquisitivo e suas ruas foram batizadas com nomes de países do continente americano.

Para privilegiar as qualidades ambiental e visual, a Cia. City desenvolveu várias restrições inéditas aqui no Brasil, que levaram o projeto, iniciado em 1913, a terminar apenas 16 anos depois.

A inauguração do Jardim América se deu em 1929 e, junto com ela, foi publicado um decreto municipal proibindo a construção de prédios não-residenciais no bairro, elevando e valorizando o padrão da região.

A Companhia City ainda negociou com a prefeitura de São Paulo a doação de terrenos para a instalação do Club Athletico Paulistano e da Sociedade Harmonia de Tênis com o objetivo de estimular a prática de esportes entre os moradores do bairro.

Nos dias atuais, o Jardim América é um dos bairros mais valorizados da capital paulistana e um dos mais caros para se adquirir um imóvel.

  1. Jardim Paulista

No início, o Jardim Paulista era somente um caminho de passagem para chegar ao atual bairro de Santo Amaro.

A partir do ano de 1700, a área passou a ser buscada por agricultores e fazendeiros que queriam terras para cultivar erva-mate, tabaco e uvas.

No início do século XX, a região pertencia a duas famílias que decidiram lotear parte das terras e, assim, surgiu o Jardim Paulista.

Uma sociedade foi formada para tratar do loteamento e, graças aos bons resultados que a Companhia City teve no Jardim América, várias empresas passaram a lotear.

As ruas do bairro receberam nomes de cidades do interior do estado e a região passou a atrair uma classe de pequenos industriais e grandes comerciantes, que queriam fugir de epidemias e da pobreza de outros bairros.

O progresso da região fez com que o distrito do Jardim Paulista crescesse sendo habitado por pessoas de classe média-alta e é assim até os dias de hoje.

Juntamente ao Jardim América e outros bairros vizinhos, o Jardim Paulista compõe a hoje conhecida como região dos Jardins, uma das mais valorizadas de São Paulo.

Quais serviços a OGFI pode oferecer para sua loteadora?

Se você é um loteador e precisa de auxílio para lidar com os principais desafios do mercado, está no lugar certo.

A OGFI conhece a fundo todas as etapas dessa jornada e possui a expertise necessária para te apoiar. 

As nossas soluções envolvem o apoio no controle da sua carteira e dos seus pagamentos, demonstrações contábeis de alto nível e visibilidade do retorno do projeto, tanto para a loteadora, como para os sócios e para o terrenista.

Vale ressaltar, ainda, que todas as nossas soluções são baseadas no modelo digital, levando as tecnologias mais avançadas que existem atualmente no mercado para dentro da sua empresa.

A OGFI Governance oferece produtos de alto desempenho, gerando mais transparência e credibilidade à sua empresa diante do mercado e facilitando a obtenção de crédito para novos empreendimentos. 

Isso é tudo o que você precisa para ampliar ainda mais suas oportunidades, não é?

Então, tome a decisão certa e conte com a OGFI para cuidar da saúde financeira dos seus negócios. Clique aqui e conheça nosso portfólio completo de soluções para a sua loteadora.

Fale com um especialista!






    Fale com um especialista!