Os incorporadores imobiliários têm um papel crucial na construção das nossas cidades. Com a crescente preocupação com o meio ambiente e o uso eficiente dos recursos naturais, muitos incorporadores estão em busca de formas de tornar seus projetos mais sustentáveis.
A sustentabilidade imobiliária não se trata apenas de cuidar da natureza ou preservar florestas, mas também de buscar o uso de recursos de forma mais eficiente, promover a economia de tempo e dinheiro e contribuir para a construção de comunidades mais saudáveis e eficientes.
Ao incluir práticas sustentáveis em seus empreendimentos, os incorporadores imobiliários podem beneficiar-se de muitas vantagens. Quer saber quais?
Então, continue a leitura e confira 5 vantagens da sustentabilidade para o seu negócio.
Por que incorporadores imobiliários devem levar em consideração a sustentabilidade em seus projetos?
Incorporar práticas sustentáveis em projetos imobiliários é cada vez mais importante para os incorporadores imobiliários, pois essas práticas têm muitos benefícios para o meio ambiente, os moradores e é claro, para o próprio negócio.
Um dos principais motivos pelos quais incorporadores imobiliários devem levar em consideração a sustentabilidade é a preocupação crescente dos consumidores com questões ambientais. Por essa razão, edifícios sustentáveis estão sendo cada vez mais procurados por inquilinos e compradores.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa do IBOPE trouxe que 94% dos brasileiros se sentem preocupados com o meio ambiente e com a degradação de áreas verdes.
Além disso, de acordo com este estudo, as vantagens econômicas e ambientais com a adoção de práticas sustentáveis podem chegar na redução de até 30% do consumo de água, 35% das emissões de CO2 e de 70% na produção de lixo.
5 vantagens da sustentabilidade para incorporadores imobiliários:
1. Incentivos fiscais para obras sustentáveis
Existem alguns programas oferecidos pelos poderes federal, estadual e municipal de incentivos fiscais para obras sustentáveis, incluindo isenções fiscais e subsídios. Adotar práticas sustentáveis em projetos pode ajudar os incorporadores imobiliários a obterem esses incentivos e a economizarem dinheiro.
2. Melhora da imagem da empresa
Construir edifícios sustentáveis pode ajudar a melhorar a imagem da empresa e aumentar sua reputação entre os consumidores e investidores, pois isso pode ser visto como uma forma de responsabilidade social, o que contribui para gerar confiança.
3. Redução de desperdícios de materiais
Edifícios sustentáveis são projetados para maximizar o uso de recursos e minimizar o desperdício de materiais. O que resulta em redução de custos e melhora da eficiência do projeto.
4. Redução de custos de consumo para os adquirentes
Devido ao menor consumo de energia e água, edifícios sustentáveis geram significativas economias de valores operacionais a longo prazo. Além disso, eles tendem a ter sistemas de gerenciamento de recursos mais eficientes, o que também contribui para a redução de custos.
5. Aumento do valor de venda dos imóveis
Um levantamento do Green Building, entidade que certifica os imóveis considerados sustentáveis, mostrou que houve aumento de 22% nos projetos “verdes” na comparação entre os anos de 2021 e 2019. Esse número inclui os novos empreendimentos, assim como prédios que passam por reformas e adotam novos padrões.
Por serem cada vez mais procurados por inquilinos e compradores que estão preocupados com a sustentabilidade, esses edifícios são mais valorizados e possuem um valor de venda mais alto.
Conte com a expertise da OGFI para seus empreendimentos
Como você viu, incorporar a sustentabilidade em projetos imobiliários traz inúmeras vantagens para o negócio de incorporadores imobiliários.
Além de atender às crescentes demandas dos consumidores por edifícios mais verdes, também contribui para atender aos princípios do ESG (Governança ambiental, social e corporativa), que estão ganhando importância cada vez maior no mundo dos investimentos.
Incorporar princípios ESG em seus negócios pode trazer inúmeras vantagens, tais como: vantagens competitivas, aumento da lucratividade, acesso a novos mercados, melhores taxas de financiamento, redução de riscos regulatórios e legais, melhores oportunidades de investimentos e parcerias, fidelização de clientes que valorizam a sustentabilidade etc.
Um dos pilares do ESG é a Governança, que se refere às práticas de administração, como conduta e transparência.
A OGFI pode te ajudar com a Governança do seu negócio através do Controladoria Digital. Clique aqui para saber mais sobre esse serviço.
Se você precisa de ajuda para tomar melhores decisões em seus empreendimentos, entre em contato conosco hoje mesmo e solicite uma demonstração dos nossos serviços.