Para que uma empresa apresente bons resultados e cresça de forma sustentável, é fundamental adotar algumas normas e procedimentos padronizados, que darão o direcionamento correto para alcançar os objetivos de negócio. É o que chamamos de Governança Corporativa.
Se você é proprietário ou gestor de um negócio, com certeza, já deve ter ouvido falar nesse termo, mas será que a sua empresa adota os princípios da Governança Corporativa corretamente? E quais os benefícios que ela pode trazer? Continue a leitura e saiba tudo.
O que é Governança Corporativa?
Segundo o IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas.
O processo envolve todos os públicos que se relacionam com a organização, isto é, os sócios, o conselho de administração, a diretoria, os órgãos de fiscalização e controle e as demais partes interessadas.
Quais são os princípios da Governança Corporativa?
A Governança Corporativa engloba um conjunto de fatores e recomendações (boas práticas) para ter uma gestão mais responsável.
Ainda de acordo com o IBCG, seu principal objetivo é preservar e otimizar o valor econômico da organização, facilitando o acesso a recursos e contribuindo para melhorar seus processos financeiros, técnicos e operacionais, o que resultará em um aumento da lucratividade, na redução de custos, no aumento de produtividade e na qualidade dos produtos e serviços.
No entanto, os impactos positivos de um plano de Governança Corporativa vão além dos resultados financeiros e operacionais. Percebe-se, também, uma mudança do clima organizacional, à medida em que funcionários, clientes e parceiros adquirem maior confiança nos resultados e, por fim, melhorias na imagem externa da organização, o que faz com que ela atraia mais clientes e investidores.
Por isso, não é exagero dizer que a Governança Corporativa influencia diretamente no crescimento das empresas e na economia do país.
Quais pilares são essenciais para a governança corporativa?
Para viabilizar tais benefícios, as práticas de governança corporativa são estruturadas em quatro pilares. São eles:
1.Transparência
Disponibilizar informações e dados que sejam de interesse a todos os envolvidos na administração da empresa, não apenas sobre o desempenho econômico e financeiro, mas, também, de outros fatores que norteiam a ação gerencial e que podem impactar de alguma maneira nos resultados.
2. Equidade
Significa tratar todas as partes envolvidas (stakeholders) de forma justa e igualitária, levando em conta seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
3. Prestação de contas
A prestação de contas é parte essencial da governança, devendo ser feita de maneira clara, concisa, compreensível e no prazo correto.Todas as pessoas envolvidas nesse processo devem assumir as consequências de seus atos e omissões, atuando com diligência e responsabilidade dentro de suas funções.
4. Responsabilidade corporativa
Zelar pelos recursos econômicos e financeiros da organização, adotando estratégias para reduzir possíveis impactos negativos causados pelos seus negócios (danos ambientais, por exemplo), e, ao mesmo tempo, ampliar iniciativas que tragam impactos positivos para a sociedade.
Como a OGFI pode auxiliar na governança do seu negócio?
Oferecemos produtos específicos para que os gestores obtenham maior transparência e controle dos seus resultados financeiros, reduzindo, assim, os prejuízos e fornecendo informações precisas para apoiar a tomada de decisão na hora de investir.
Com o Controladoria Digital, você tem uma solução completa e automatizada de fluxo de caixa, com efetivação de pagamentos e cobranças, projeção de resultados, além de especialistas que podem fornecer análises mais detalhadas e fazer sugestões de melhorias.
O sistema do Controladoria Digital tem tudo o que você precisa para apresentar resultados mais confiáveis aos seus funcionários e investidores, melhorando a transparência e a prestação de contas da sua organização.
Quer saber mais sobre nossos produtos? Entre em contato e saiba como podemos implementar ou aprimorar a Governança Corporativa na sua empresa!