O mercado imobiliário é um segmento bastante apreciado por investidores.
Isso porque, em meio às incertezas econômicas do país, ele tem mais estabilidade e segurança financeira do que outros setores, além de possuir um potencial de rentabilidade bastante atrativo.
Dessa forma, investidores que desejam ampliar sua carteira se veem frente a um mercado diversificado e lucrativo.
Quer descobrir como o mercado de investimento imobiliário pode ser um bom negócio para você?
Então, continue a leitura com a gente para saber mais!
Qual é o cenário atual do mercado imobiliário brasileiro?
O mercado imobiliário brasileiro é influenciado diretamente pelo:
● Cenário político nacional e internacional;
● Volatilidade da taxa Selic;
● Oscilação da inflação;
● Capacidade de compra da população;
● Comercialização dos imóveis.
Apesar da instabilidade econômica mundial causada pelo novo Coronavírus, o setor imobiliário registrou resultados históricos em 2021.
De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI), o segmento movimentou cerca de R$ 11 bilhões em vendas.
Isso corresponde a um Valor Geral de Vendas (VGV) na faixa de R$ 99 bilhões, somente em 2021. (seria bom comparar esse VGV como outro(s) ano(s), visto que estamos tratando de resultados históricos)
Quais são os investimentos mais comuns no mercado imobiliário e como funcionam?
A seguir você vai entender como funcionam as principais modalidades de investimento, suas vantagens e desvantagens:
Sociedade em Conta de Participação (SCP)
A SCP nada mais é do que a sociedade particular entre sócios, em que um deles é o sócio ostensivo, ou seja, aquele que ficará à frente do negócio. No mercado imobiliário, costuma ser o incorporador ou construtor. E o outro sócio é o que chamamos de sócio oculto, isto é, o investidor.
De forma simples, a Sociedade em Conta de Participação não possui uma personalidade jurídica própria, sendo assim, a personalidade jurídica será do sócio ostensivo, que terá toda a responsabilidade perante o negócio.
A junção dos sócios visa um fim específico, em que uma pessoa fornece os recursos e participa dos resultados (sócio oculto/investidor) e a outra responde pelas obrigações assumidas para o desenvolvimento do empreendimento e também participa dos resultados (sócio ostensivo).
As principais vantagens em investir em uma SCP são: estrutura simples, pouca burocracia, atuação discreta e isenção de IR no recebimento de dividendos. Além disso, o investidor não terá grandes responsabilidades sobre o negócio, já que todas elas ficam a cargo do sócio ostensivo.
Já entre as principais desvantagens podemos citar a falta de uma visão clara sobre o que está acontecendo na SPE (Sociedade de Propósito Específico), como o que já foi vendido e recebido, qual a situação atual da obra, entre outras informações.
Também podemos citar os contratos incompletos que muitas vezes são feitos, que não regulam explicitamente alguns aspectos da relação.
Fundos de investimentos imobiliários
Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) funcionam como uma aplicação voltada para empreendimentos imobiliários, feita por grupos de investidores.
Na prática, investidores colocam os seus recursos financeiros em projetos de desenvolvimento imobiliário. O dinheiro aplicado é convertido em cotas.
As principais vantagens deste tipo de investimento são: pouca burocracia, alta liquidez, diversificação dos investimentos, menor risco de vacância, possibilidade de investir com pouco dinheiro, ingresso no mercado imobiliário com baixo grau de risco e isenção de imposto de renda para pessoas físicas
Entre as desvantagens, já que o investidor dependerá de um gestor de recursos para tomar as decisões, impossibilidade de escolher os imóveis, não ter o controle direto da propriedade, pagamento de cerca de de taxa de administração e performance.
Compra e venda direta de imóveis
Esta é uma modalidade de investimento que exige grandes quantias, por isso, geralmente é procurado por investidores de maior poder aquisitivo. Aqui, o objetivo principal é fazer a negociação direta do imóvel para obter renda através da valorização imobiliária ou da locação.
Sendo assim, geração de renda, potencial de valorização e total controle sobre o investimento estão entre as principais vantagens em comprar e vender diretamente imóveis.
Já quanto às desvantagens, podemos citar o alto investimento, dificuldades para vender ou para alugar a propriedade, Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) muito alto e falta de controle da data de entrega do imóvel.
Investimentos em leilão de imóveis
A arrematação em leilão judicial para comprar um imóvel é uma opção atrativa para investidores pela alta rentabilidade, afinal, é possível comprar um imóvel com até 60% do valor abatido. Portanto, a economia é a principal vantagem desta modalidade de investimento.
No entanto, existem algumas desvantagens em adquirir este tipo de imóvel, como receber um imóvel ainda ocupado, gastos com reformas, necessidade de entrada com ação de despejo etc. É um investimento que envolve muitos riscos.
Qual é o futuro para esses tipos de investimentos no Brasil?
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o mercado imobiliário entrou em 2022 mais maduro, fortalecido e pronto para responder aos desafios impostos pelo contexto político-econômico, com tendência a manter essa mesma consistência de amadurecimento nos anos que seguirão.
A OGFI acredita que o futuro dos investimentos imobiliários esteja no aumento exponencial de FIIs e FIDCs trazendo cada vez mais investidores para este tipo de aplicação.
Vale citar que a presença dos investidores brasileiros nos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) cresceu 660% de dezembro de 2018 a janeiro de 2022, segundo dados da B3.
Nesse contexto, podemos dizer que o futuro é ter cada vez mais investidores conscientes no país, que entendem sobre as possibilidades de investimento no mercado imobiliário e sobretudo, possuem conhecimento sobre todos os riscos envolvidos.
O futuro é a transparência.
Como a OGFI pode ajudar novos investidores?
Podemos ajudar investidores que desejam se tornar SCPistas, ajudamos gestores de recursos a acompanharem seus investimentos feitos pelo fundo de investimento em projetos imobiliários.
Conhecemos a fundo o mercado e todas as necessidades dos agentes imobiliários e investidores, tornando possível oferecer soluções eficientes, personalizadas e assertivas.
Nosso software exclusivo permite você gerenciar todas as informações dos seus investimentos com mais segurança, transparência e facilidade.
Com a nossa plataforma ou aplicativo, você tem acesso rápido e intuitivo aos dados, relatórios detalhados, indicadores de performance, documentos e registro de atividades.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e agende uma reunião para entender melhor sobre todas as oportunidades de investimentos para potencializar os seus resultados.