O modelo de construção das casas modulares, ao contrário do que muitos pensam, não é novo. Ele surgiu após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de acelerar a recuperação das cidades nos Estados Unidos e na Europa.
No entanto, no Brasil, esse modelo de construção pré-fabricada para moradias vem ganhando mais destaque nos últimos anos e, até pouco tempo atrás, era utilizado principalmente para imóveis corporativos.
Sendo uma alternativa mais rápida, mais barata, versátil e sustentável, as casas modulares prometem revolucionar o mercado de construção civil.
E você, está pronto para construir e vender imóveis com construção modular?
Quer saber mais sobre esse modelo e suas vantagens? Então, fique com a gente e conheça 5 motivos para ficar de olho nessa tendência!
Por que casas modulares estão se tornando tendência no mercado imobiliário?
Vamos começar explicando do que se tratam as casas modulares.
Essas casas são um tipo de residência pré-fabricada ou modular offsite. De forma simples, elas são fabricadas fora do lugar em que serão instaladas, em fábricas especializadas para tal. Elas são compostas por um conjunto de módulos, que ao serem agrupados dão origem a uma residência completa.
Basicamente existem duas formas de fabricar uma casa modular, de acordo com Felipe Ventura, CEO da Opus Construções Modulares. A primeira delas é em formato 2D, em que paredes, pisos e tetos são fabricados separadamente. E a segunda é o modelo 3D, em que o bloco inteiro da casa já é fabricado e pronto para ser montado.
Essa vem se tornando uma grande tendência no mercado imobiliário pois é um modelo que oferece ganhos de eficiência e de produtividade, não só do ponto de vista financeiro, mas também do ponto de vista sustentável.
A título de curiosidade, matéria publicada na revista Exame mostrou que uma construtora no Brasil que faz casas em módulos aumentou o seu faturamento em 500%.
5 motivos para ficar de olho nessa tendência:
1. Menor custo
O custo das casas modulares podem sair mais em conta, uma vez que gastos com materiais e mão-de-obra são reduzidos. Além disso, há menor desperdício de materiais.
2. Mais rapidez até a conclusão do projeto
Estima-se que a construção de uma casa modular seja 50% mais rápida do que pelo modelo de alvenaria tradicional, levando em consideração o projeto, a fabricação e a montagem.
Como as estruturas saem prontas já da fábrica, faltando apenas a montagem, as obras podem ser concluídas em poucos meses.
3. Módulos resistentes e com isolamento térmico e acústico
Os materiais utilizados para construir casas modulares são mais resistentes, como por exemplo, o aço.
Além disso, muitos módulos já são fabricados com tratamentos termo acústicos, para garantir melhores isolamentos de temperatura e som.
4. É um modelo de construção sustentável
Além dos benefícios financeiros e produtivos, esse modelo é sustentável, já que utiliza-se menos água, cimento, areia, entre outros materiais.
O desperdício de materiais também é reduzido a um nível quase zero, pois todos os recursos são calculados milimetricamente.
5. Grande potencial para o mercado brasileiro
Uma pesquisa do Markets and Markets mostra que o mercado das casas modulares representou US$ 82,3 bilhões (cerca de R$ 436 bilhões) em escala mundial em 2020.
A estimativa é que o setor tenha um crescimento global de 5,75% ao ano até 2025, tendo países como Brasil, China e Japão como destaque, pois são considerados mercados em potencial para o desenvolvimento desse sistema de construção. A estimativa é de um estudo realizado pela Terracotta Ventures.
Como a OGFI pode ajudar você, incorporador, no planejamento e execução de seus projetos imobiliários?
Se você deseja investir em projetos de construção modular, pode contar com o apoio consultivo da OGFI para o desenvolvimento imobiliário.
Contamos com especialistas em finanças, contratos, contabilidade e engenharia para garantir o melhor desempenho dos seus projetos imobiliários.
Estudamos a melhor operação de capital, elaboramos a estrutura jurídica do seu projeto, orientamos a respeito de questões contábeis e auxiliamos na decisão de contratação da empresa construtora responsável pela execução da obra.
Entre em contato conosco e solicite uma demonstração de nossas soluções!