Conforme definição do IBCG (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a governança corporativa é o: “sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
Podemos afirmar que a governança corporativa é um conjunto de práticas que se tornou indispensável, pois otimiza e aprimora os processos que ajudam a garantir que uma empresa seja gerenciada de forma eficaz e eficiente, considerando todas as possíveis tomadas de decisões estratégicas.
Quando bem implementada, a governança corporativa traz uma série de benefícios para a empresa e para os seus stakeholders. Alguns dos principais benefícios de seguir as práticas de governança corporativa incluem:
- Redução de riscos: a governança corporativa inclui controles internos e auditorias regulares, o que ajuda a reduzir o risco de fraude e má gestão. Isso é importante para proteger os investidores, clientes, fornecedores e até mesmo seus colaboradores, mantendo a integridade da sua empresa.
- Maior transparência: a governança exige que as empresas sejam mais transparentes em relação às suas operações, processos, finanças e decisões de negócios. Isso ajuda a transmitir mais confiança aos stakeholders.
- Melhoria da gestão: a governança corporativa ajuda a melhorar a gestão da empresa, estabelecendo papéis claros e responsabilidades para os executivos e os conselheiros. Isso pode ajudar a evitar conflitos de interesse e garantir que a empresa esteja sendo gerenciada de maneira eficaz.
- Aumento da eficiência: a governança corporativa ajuda também a melhorar a eficiência da empresa, estabelecendo políticas e processos claros para a tomada de decisões e a gestão dos recursos. Isso pode ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade.
- Melhoria da reputação: a boa governança corporativa também pode ajudar a melhorar a reputação da empresa, tornando-a mais atraente para investidores, clientes e colaboradores. Isso eleva o valor econômico da empresa.
- Aumento da lucratividade: a governança corporativa proporciona maior credibilidade nos resultados da empresa, devido à redução de riscos e custos. Isso faz com que os acionistas estejam mais propensos a investir, como também tornam as fontes de financiamento mais acessíveis. De acordo o “Guia Prático de Governança Corporativa”, produzido em conjunto pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Corporação Financeira Internacional/ Grupo Banco Mundial (IFC) “Nos últimos anos, os investidores que fornecem financiamentos tenderam a incluir as práticas de governança de uma companhia, como estrutura de participação transparente e relatório financeiro apropriado, como critérios-chave em seu processo de tomada de decisões sobre investimentos. Portanto, ter um bom sistema de governança corporativa em vigor resultará, em última análise, em taxas de juros mais baixas e prazo de vencimento mais longo para empréstimos e créditos. Conclusão: as empresas que praticam uma melhor governança corporativa têm mais probabilidade de obter custos reduzidos, quando incorrem em dívidas e financiamentos para suas operações”. Isso pode proporcionar um grau de crescimento mais rápido e eficiente que o orgânico.
Por fim, podemos concluir que a governança corporativa é muito benéfica tanto para a empresa como para os seus stakeholders, por isso investir nela é fundamental para as empresas que desejam se tornar mais competitivas e garantir seu sucesso a longo prazo.
Se a sua empresa é do ramo imobiliário, a OGFI Governance oferece soluções que podem ajudar a implementar a governança corporativa no seu negócio e, entre elas, podemos citar: controladoria digital, diagnóstico, acompanhamento financeiro e engenharia.
As nossas soluções fornecem todas as informações gerenciais necessárias para uma tomada de decisão eficaz e eficiente alavancando o seu nível de governança. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas agora mesmo.
Fontes:https://conhecimento.ibgc.org.br/Lists/Publicacoes/Attachments/21138/Publicacao-IBGCCodigo-CodigodasMelhoresPraticasdeGC-5aEdicao.pdf https://www.ibgc.org.br/conhecimento/governanca-corporativa https://www.ifc.org/wps/wcm/connect/ae6dabe3-95a9-4756-8da6-9239ac80980d/Portuguese_CG_Guide_Full.pdf?MOD=AJPERES&CVID=jtCwDP6&attachment=true&id=1335808255643 (página 10)